« Literatura e mau-humor (III) | Main | Clichê na sala escura »

October 27, 2007

Já se tentou modificar muito o marxismo; trata-se de interpretá-lo

fim da urss.jpg

Dos relativismos contemporâneos, o mais curioso é aquele que pretende reduzir ideologias, sistemas filosóficos e políticas ao discurso da professora "antenada": "Olha, na verdade, é claro que a esquerda tem coisas boas, assim como a direita tem lá sua razão; o importante é não exagerar", diz, enquanto lambe os dedos do chocolate derretido que sempre carrega na bolsa. Ensina ela que é da boa educação discordar só um pouquinho, como quem pede desculpa pela grosseria.

O radicalismo se tornou, para muita gente, o contrário do que é (ou deveria ser): irracionalismo, ao invés de inteligência na raiz. Por isso, nos 40 anos da morte de Che Guevara e 90 da Revolução Russa, fala-se muito em revisão histórica dos mitos e no retorno de conversas do tipo não-é-porque-esse-modelo-de-socialismo-não-deu-certo-que-a-idéia-em-si-morreu. Parece difícil, para essas pessoas, perceber que a teoria não é uma menina de cabelo arrumadinho, sempre pronta a ajeitar um fio solto, antes de sair e que, por isso mesmo, nunca sai. Ou sai, e o vento lhe bagunça tudo. "Mas eu juro que ela é bonita. Foi o vento que desarrumou."

Também não se percebe que é difícil aceitar certas verdades pela metade. Às vezes, dá pra partir a coisa em pedaços, pegar uma parte boazinha e jogar o resto fora; na maioria dos casos, porém, sobretudo em posições políticas e (custa dizer) ideológicas, não se pode ficar com um pedaço sem aceitar sua premissa. É um problema de lógica.

Por outro lado, fica-se espantado com a persistência de tanta gente em esquerdismos, socialismos, marxismos e afins - apesar de tudo: evidências e premissas. Posso estar errado, mas acho que é só uma questão de marketing, muito melhor na esquerda do que na defesa da economia de mercado, por paradoxal que pareça. O vermelho é a cor das cores; a foice-e-o-martelo, fortíssimos; o herói é mais charmoso; as citações, mais românticas; e até o hino é mais bonito. A propaganda faz a gente esquecer muita coisa do produto. E sempre que ela atenta contra a razão, pensamos: "Mas, que diabo, não vou deixar de querer esse chocolate só por causa das calorias". E, no fundo, não deixa de ser irônico que justamente a publicidade seja a força que faz da esquerda uma mosca que não larga esta sopinha. Nisso, a esquerda se rende; e a direita também. No que ganham os marrons. Aleluia.

Posted by Bruno Rabin at October 27, 2007 03:48 PM

Comments

Não resisti ao comentário ("fantasia de carnaval" da minha vontade de lhe dar parabéns - pelo texto, pelo trabalho, pelo curso, pelo casamento e até, ainda que com atraso, pelo aniversário). Como as circunstâncias e a ética me impõem o (quase) anonimato, permaneço à distância, acompanhando as notícias por amigos em comum, da ECO, como a Carla Diegues. Qualquer dia lhe escrevo um email, nem que seja por nostalgia, para lembrar os bons tempos (aliás, chegamos a dar aulas juntos ou quando você entrou eu já estava na Abril?). Ou para contar como foi esse ano de choque cultural, depois de 7 na Alemanha ;-). Por hora, beijo grande (para você e para o Naum, meu ex-aluninho querido :-))

Posted by: dos bons tempos at November 9, 2007 07:40 PM

Discordo, e muito. Pela sua lógica, o capitalismo então é o sistema "real" (não é o "ideal" mas é o "possível", não? Já ouvi isso em algum lugar...), da menina cujos cabelos não estão nem arrumados nem desarrumados. Naturalmente, caros leitores, os cabelos "são". É uma realidade preexistente a qualquer construção ideológica. Não é necessário se explicar ou analisar o que quer que seja no capitalismo, somente no socialismo. Oh, quanta perspicácia! Pois saiba que as experiências de socialismo que houve foram infinitamente melhores que esta terrível experiência neoliberal que o mundo vive hoje. Informe-se sobre fome, miséria, guerras, prostituição, escravidão. E me diga se o capitalismo também não merece uma "interpretação".

Posted by: Mayalu Felix at November 30, 2007 11:51 PM

É... vou dizer quase o mesmo que Mayalu Felix. Mas...:
Não sei bem o que sou. Não gosto do marxismo, nem da URSS, nem de Lenin, nem de Stalin, nem de FIdel (odeeeeio!); tenho meus problemas com o tal Che Guevara, não vejo nada de mais nem de menos em Cuba (hm... pensando bem, vejo mais "de menos" do que "de mais"), não confio em PT, PSTU, PCdoB, nem em PSOL - aliás, dou risada da hipocrisia ou ingenuidade (como queira chamar) da Heloísa Helena -, quero mais é que Hugo Chavez vá pra Plutão. Por outro lado, definitivamente não gosto do capitalismo - é tanta miséria, tanta desigualdade, tanta concentração de renda, tanto isolacionismo, tanta... desumanização! Contudo, confesso que não tenho nenhuma solução (sim, sou daquelas que só criticam e criticam). Se eu fosse escolher um lado, ou me definir, diria que sou de esquerda (centro-esquerda). Se ainda nutro certa admiração pelo Guevara, é porque a mim ele representa justiça social. Se poupo o socialismo ou comunismo de críticas mais ardozes - embora ainda faça várias críticas -, isto é porque neles vejo um combate a desumanização nestas épocas tão 'capitais'. De qualquer maneira, já que vc escreveu um texto em que se critica mais o esquerdismo, faça um com uma releitura destes mais de 5 séculos de capitalismo.

Um abraço,

obs: ai, ai... e a velha e trágica constatação de que o homem - seja capitalista, feudalista, socialista, primitivo (!!!) - sempre foi e sempre assim será: desumanizador? Permanecerá?

Posted by: Priscila at January 27, 2008 09:38 PM

Definitivamente nunca vi tanta ignorância acumulada em tão poucas palavras, os capitalistas se orgulham do mundo em que vivemos?E quem disse que esse sistema é bom?Ele só é bom pra quem está por cima, analise a história, ela é sábia e clara o suficiente para mostrar que a exploracão capitalista está nos levando a um colapso total, esta premissa é tão verdadeira que confirma-se nos noticiários, aquecimento global,preço dos alimentos aumentando(esqueci de mencionar o petróleo?), a disparidade social crescente, que mostra seus filhos, a violência sem fim, por fatores sociais ou não,a prostituição( que dizem ser a profissão mais antiga do mundo, logo capital e putaria são irmãs de longa data)e, também, o aumento da AIDS(quem acredita na teoria estúpida do surgimento da doença de relações sexuais entre homem e primatas?).Certa vez, durante o stalinismo, um reporter americano visitou a URSS e relatou que ficou espantado com tamanha prosperidade social que a Rússia atingira, tão diferente da época dos czares!Claro que, a falta de liberdade de expressão não é a melhor das coisas, mas o socialismo e capitalismo são sistemas ECONÔMICOS, nada impede um país capitalista de ter uma ditadura ou um país socialista de viver a democracia, exemplos não faltam.Lembram de Hitler e Mussolini?de Salazar e Franco, da ditaduta militar no Brasil e no sul da América??Lembram do breve período democrático e socialista no Chile, de Salvador Allende, que foi derrubado do poder pelo asqueroso Pinochet?Alías, ele foi o primeiro retardado da história a implantar o neolibaralismo na America- Latrina, opa, Latina.Mas falando do nosso Brasil, somos um exemplo de que o capital não nos favoreceu, que o diga o pessoal da Roçinha, os trabalhadores explorados que vão para casa todo dia e ainda correm risco de levar tiro de traficantes vagabundos que alimentam o vício de muitos filhos da fortuna no Brasil. Resumindo tudo isso, é uma pena que pessoas aparentemente tão racionais e esclarecidas como vocês pensem de forma tão errada, e se os socialistas são utópicos, pior seriam os neoliberais, que acham que privatizando tudo(quem sabe a alma privatizada não renda mais na bolsa de ação?)no final, tudo ficaria nas mãos de empresários insanamente ricos e generosos que,é claro, bondosamente redistribuiriam tudo a polis, e o Papai Noel anunciaria isso na TV.Se Maquivel vivesse ou pudesse ver isso certamente ficaria estupefado, pois não existe vida sem O Estado, digo aquele que mantém um país em ordem, e não este ''estadeco'' da nossa pátria que mais parece um mediador que permite que privatizem até o nosso ar...Bom, acho que escrevi demais. Quem tiver paciência de ler agradeço e, quem ler e concordar comigo melhor ainda.Obrigado.

Posted by: Lucano at July 9, 2008 02:40 PM

Definitivamente nunca vi tanta ignorância acumulada em tão poucas palavras, os capitalistas se orgulham do mundo em que vivemos?E quem disse que esse sistema é bom?Ele só é bom pra quem está por cima, analise a história, ela é sábia e clara o suficiente para mostrar que a exploração capitalista está nos levando a um colapso total, esta premissa é tão verdadeira que se confirma nos noticiários: Aquecimento global, preço dos alimentos aumentando (esqueci de mencionar o petróleo?), a disparidade social crescente, que mostra seus filhos, a violência sem fim, por fatores sociais ou não, a prostituição (que dizem ser a profissão mais antiga do mundo, logo capital e putaria são irmãs de longa data) e também, o aumento da AIDS(quem acredita na teoria estúpida do surgimento da doença de relações sexuais entre homem e primatas?).Certa vez, durante o stalinismo, um repórter americano visitou a URSS e relatou que ficou espantado com tamanha prosperidade social que a Rússia atingira, tão diferente da época dos czares!Claro que, a falta de liberdade de expressão não é a melhor das coisas, mas o socialismo e capitalismo são sistemas ECONÔMICOS, nada impede um país capitalista de ter uma ditadura ou um país socialista de viver a democracia. Exemplos não faltam.Lembram de Hitler e Mussolini?De Salazar e Franco, da ditaduta militar no Brasil e no sul da América? Lembram do breve período democrático e socialista no Chile, de Salvador Allende, que foi derrubado do poder pelo asqueroso Pinochet?Aliás, ele foi o primeiro retardado da história a implantar o neolibaralismo na America-Latrina, opa, Latina.Mas falando do nosso Brasil, somos um exemplo de que o capital não nos favoreceu, que o diga o pessoal da Rocinha, os trabalhadores explorados que vão para casa todo dia e ainda correm risco de levar tiro de traficantes vagabundos que alimentam o vício de muitos filhos da fortuna no Brasil. Resumindo tudo isso, é uma pena que pessoas aparentemente tão racionais e esclarecidas como vocês pensem de forma tão errada, e se os socialistas são utópicos, pior seriam os neoliberais, que acham que privatizando tudo (quem sabe a alma privatizada não renda mais na bolsa de ação?) no final, tudo ficaria nas mãos de empresários insanamente ricos e generosos que, é claro, bondosamente redistribuiriam tudo a polis, e o Papai Noel anunciaria isso na TV. Se Maquiavel vivesse ou pudesse ver isso certamente ficaria estupefado, pois não existe vida sem O Estado, digo aquele que mantém um país em ordem, e não este ''estadeco'' da nossa pátria que mais parece um mediador que permite que privatizem até o nosso ar...Bom, acho que escrevi demais. Quem tiver paciência de ler agradeço e, quem ler e concordar comigo melhor ainda.Obrigado.

Posted by: Lucano at July 9, 2008 03:04 PM

Lucano, já ouviu falar no Profeta Gentileza?

Posted by: david at July 9, 2008 03:28 PM

Não, nunca ouvi falar nele. O que tem este profeta??

Posted by: Lucano at August 5, 2008 12:21 PM

Sua escrita lembra muito a dele.

Posted by: david at August 5, 2008 12:26 PM

Dá o que pensar. Aceita-se o conteúdo político aparentemente "progressista" da esquerda revolucionária sem atentar para os pressupostos ou conseqüências da teoria. Resultado: humanismo míope alicerçado em retórica condenatória. Falta precisão crítica e sobram arroubos juvenis.
Ah, quero lembrar Chesterton, quando perguntado se havia alguma coisa errada com o mundo. Ele disse: "Eu". Ah, David, não dá pra negar que o Gentileza era uma pessoa sincera.;-)

Posted by: HSC at August 5, 2008 10:32 PM

Não precisamos ser ou crer em profetas para ver que esse ocidente judaico-cristão neoliberal está fazendo com o mundo, deturpação, transfiguração da verdade, venda dos valores, da virtú, a fusão da sociedade capitalista com a escória católica, ou qualquer derivada desta, torna um mal tão grande ao nosso planeta que todo cético deveria lutar e criticar contra este modelo de fracasso.

Posted by: Lucano at August 6, 2008 01:04 PM

Bravo, Lucano, bravo.

Posted by: david at August 6, 2008 01:22 PM

Post a comment




Remember Me?

(you may use HTML tags for style)